terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Representantes de entidade de desenvolvimento social dos Emirados Árabes Unidos estarão em São Paulo para visitar ações comunitárias por ela financiadas

Representantes de entidade de desenvolvimento social dos Emirados Árabes Unidos estarão em São Paulo para visitar ações comunitárias por ela financiadas

Fundação Mohammad Bin Rashid Global Initiatives foi criada pelo Sheikh  Mohammed Bin Rashid Al Maktoum – vice-presidente, primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai. Representantes da entidade são convidados de honra da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil para visitar as duas ações comunitárias realizadas com recursos doados pela entidade: o “Islam Solidário”, que oferece exames de saúde gratuitos, entre outros serviços, e o projeto “Água, Saúde & Vida”, que levará água potável a regiões carentes
colagem_ao_baixa_250.jpg
São Paulo, 4 de dezembro de 2018 – Estarão em São Paulo, entre os dias 6 e 11 de dezembro, diretores de uma das maiores fundações de desenvolvimento e ações comunitárias do Oriente Médio, a entidade “Mohammed Bin Rashid Global Initiatives”. Fundada em 2015 pelo Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum – vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai – tem por objetivo combater a pobreza e as doenças; difundir conhecimento e cultura; capacitar comunidades e promover a inovação; além de desenvolver a saúde e a educação. As iniciativas da Fundação contemplam mais de 1,4 mil programas de desenvolvimento humano em mais de 116 países ao redor do mundo – incluindo o Brasil.
O diretor da Fundação, Dr. Saleh Zaher Saleh Mohamed, o chefe do departamento de ajuda e assistência externa, Dr. Mohamad Ahmad Mohamad, e o chefe do departamento de projetos, Dr. Mohamed Mansour Ali Mandour Moustafa, serão recepcionados e acompanhados pela FAMBRAS, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil durante toda a visita ao país.
“A vinda de representantes e diretores dessa Fundação é, para nós, uma visita que muito nos orgulha. A Fundação investe no Islam Solidário há cinco anos, promovendo saúde e bem-estar às pessoas carentes de São Paulo e, agora, está lado a lado conosco em mais uma ação comunitária promovida pela FAMBRAS, também de extrema importância e impacto social: o projeto “Água, Saúde & Vida”, destaca o vice-presidente da Federação, Ali Zoghbi. “Durante a estada dos diretores, eles poderão conferir, de perto, como estes recursos vindos do Oriente Médio são empregados aqui no Brasil – e como beneficiam a população mais carente”.
9 de dezembro – Islam Solidário – No dia 9 de dezembro, os diretores da Mohammed Bin Rashid Global Initiatives visitarão a ação Islam Solidário, que acontece entre 10h e 15h no Clube Escola Vila Guarani, localizado na zona sul de São Paulo. O evento organizado pela FAMBRAS é parte da programação do VI Festival de Direitos Humanos, promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos. Estão confirmadas a participação do prefeito Bruno Covas; do Secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido; da Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Gianella, do vice-presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Goulart, além de outras autoridades.
Durante o evento, serão oferecidos, gratuitamente, exames de hipertensão, diabetes, colesterol, hepatite C e oftalmológico – com direito a óculos. Haverá orientação nutricional, odontológica e profissionais que ensinarão a realizar o autoexame das mamas. A intenção é beneficiar cerca de 30 mil pessoas carentes.
Também fazem parte da programação cortes de cabelos, higienização e hidratação facial, além de quick massage, para aliviar tensões musculares. Toda edição do Islam Solidário tem uma parte reservada apenas para os pequenos se divertirem enquanto os pais realizam seus exames. Desta vez, haverá uma área de lazer com brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, pintura de rosto e escultura de bexigas. As crianças serão presenteadas, ainda, com o gibi “Khalil”.
Outras atrações que sempre fazem sucesso nas ações solidárias – e que também estarão na Vila Guarani – são o grupo de grafiteiros Zuma Luma; os capoeiristas “Forças Unidas” e a tribo indígena Tenondé Porã. Nesta edição, porém, haverá mais uma atração cultural que completará a programação: a apresentação do Coral do Colégio 24 de Março, escola de ensino fundamental e médio do Grupo 24 de Março, outro apoiador do evento.
Estará na ação solidária o Ônibus Lilás, uma Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres, parte do programa federal “Mulher sem Violência”. Também está confirmada a distribuição de 3 mil brinquedos, mil agasalhos e mil cestas básicas para famílias carentes da comunidade do entorno da Vila Guarani, previamente cadastradas pela Subprefeitura da região do Jabaquara.
colagem_ecolagua.jpg
Acima à direita, o inventor do Ecolágua, Roland Vetter, com o engenheiro e diretor de projetos da FAMBRAS, Delduque Martins. Abaixo, à esquerda, Rafael Lavor e Roberto Lavor, da empresa QLuz da Amazônia, que detém a patente do equipamento, com Delduque, que adaptou o equipamento para utilização em comunidades rurais e periféricas
10 de dezembro – Inauguração do Projeto “Água, Saúde & Vida” – No dia 10 de dezembro, acontecerá, com a presença dos representantes da Fundação, a inauguração do primeiro posto do Projeto “Água, Saúde & Vida” em Marsilac, região de Parelheiros. O objetivo do Projeto é oferecer água potável a populações que vivem em alta vulnerabilidade social.
Em Marsilac, com o apoio da Subprefeitura de Parelheiros, foi instalado o purificador de água Ecolágua, criado por Roland Vetter, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa). A tecnologia utiliza raios ultravioleta (UV) para purificar água de rios e torná-la potável em poucos segundos.
O Ecolágua é capaz de purificar até 400 litros de água por hora. A eficiência de eliminação é de até 99,5% das bactérias e fungos da água. O aparelho, que pesa 13 quilos, contém uma lâmpada de luz ultravioleta, acondicionada num tubo metálico. Quando a água passa por ele, recebe o ultravioleta e sai desinfetada. A lâmpada e a bateria do aparelho dura, em média, de três a quatro anos.
A energia que abastece o Ecolágua é solar – captada através de painéis. Abastece uma bateria instalada no equipamento que assegura o seu funcionamento mesmo na ausência de luz ou em dias chuvosos. A FAMBRAS pretende instalar outros aparelhos como este nos Estados de Alagoas, RJ, Pernambuco e também no DF.

Sobre a FAMBRAS e FAMBRAS Halal
A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, foi criada há quase 40 anos. Atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático. Dentro destas esferas, desenvolve projetos que contemplam a divulgação do Islam e ações educacionais, culturais e assistenciais – tanto em benefício dos muçulmanos como das comunidades carentes do Brasil. Outras preocupações da FAMBRAS são ajudar a manter vivas as práticas do Islam e combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.
O trabalho da Federação conta com o reconhecimento de renomadas instituições nacionais e internacionais. O apoio da FAMBRAS Halal – a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979 – tem sido determinante para a concretização e ampliação dos projetos a cada ano. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para países árabes.

Mais informações:
Em Pauta Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário