dialogo interreligioso ecumenico

paz e harmonia com todos os credos/ paz y harmonia con todos los credos/peace and harmony with all faiths

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

"A vivência de Jesus não pode ser uma leitura marcada pelo preconceito", diz pastor



A vivência de Jesus não pode ser uma leitura marcada pelo preconceito", diz pastor

mensagens cristãs
x

ariel messias guzmann

20 de fev de 2019 22:23 (há 18 horas)
para denis, eu

"A vivência de Jesus não pode ser uma leitura marcada pelo preconceito", diz pastor

Ronilso Pacheco é coordenador do recém-lançado livro "Jesus e Direitos Humanos"

Redação*
Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ)
,
20 de Fevereiro de 2019 às 17:43
Para pastor a Bíblia pode ser lida de várias formas, mas a partir da vida de Jesus dificilmente será uma leitura marcada pela violência - Créditos: Reprodução/Youtube
Para pastor a Bíblia pode ser lida de várias formas, mas a partir da vida de Jesus dificilmente será uma leitura marcada pela violência / Reprodução/Youtube
O livro "Jesus e os Direitos Humanos", coordenado pelo teólogo e pastor Ronilso Pacheco, foi lançado no dia 16 de fevereiro no município do Rio de Janeiro. A obra reúne nove artigos que relacionam passagens bíblicas e as mensagens de Jesus com a busca contemporânea pela justiça, igualdade e defesa dos direitos civis e sociais. O Brasil de Fato conversou com o coordenador do livro sobre a visão religiosa dos direitos humanos, a diversidade de grupos evangélicos e a disputa da narrativa da Bíblia. Ele é pastor auxiliar na Comunidade Batista em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, e também autor de outro livro, "Ocupar, resistir, subverter – igreja e teologia em tempos de violência, racismo e opressão".
Brasil de Fato: Ronilso, conte um pouco sobre a proposta do livro "Jesus e os Direitos Humanos".
Ronilso Pacheco: O livro foi uma grande oportunidade pensada pelo Instituto Vladmir Herzog de São Paulo. Foi através do seu projeto "Usina de Valores", que pretende levantar uma outra discussão no Brasil sobre valores e os direitos humanos pensando cidadania, bem viver e a importância da escuta ativa. Uma das oportunidade levantadas pelo projeto é como nós podemos dialogar com as igrejas e com o campo evangélico, visto que esse grupo está no olho do furacão e em evidência por toda a questão política no Brasil. Ou seja, um material que poderia ajudar a pensar o universo evangélico fora desse campo monolítico como sendo um campo único e exclusivamente conservador e reacionário, o que evidentemente não é. 
Nós pensamos em pessoas que pudessem contribuir, refletindo a partir da Bíblia. A vida de Jesus foi muito pautada, principalmente a partir dos exemplos de valorização dos direitos humanos. 
Mesmo que exista uma relação com a questão da religião e a atuação política, nenhuma religião defende pena de morte, exclusão, racismo, discriminação e violência contra as mulheres. Imagino que isso seja trabalhado não só na sua igreja, como no livro também, já que estamos falando de direitos humanos, civis e sociais. Muitas ameaças vem acontecendo e também muitas perdas nesta área.
Com certeza. O livro toca em todas essas pautas. Era necessário mostrar a aproximação entre a Bíblia, o universo do evangelho e os direitos humanos, essa foi uma primeira inspiração. E, de fato, os textos tocam muito nesses temas. Por exemplo, o texto do pastor André Guimarães, que é metodista de Salvador, trata exatamente da questão racial e do racismo. Tem o texto da pastora Andreia Fernandes, metodista de São Paulo, que trata da questão do gênero e da violência contra mulher. Tem o texto do pastor Henrique Vieira que trata sobre a questão da violência. Temos textos que falam da temática da segurança. O livro de certa forma tenta abranger temas que são muito caros no debate da sociedade brasileira e é importante mostrar a perspectiva religiosa sobre esse temas, que não pertencem a um só grupo. A Bíblia não pertence a um grupo específico.
O senhor é da comunidade Batista e citou dois artigos de pastores da Igreja Metodista. E quando a gente fala de evangélicos existem inúmeras correntes, ao mesmo tempo, religiões que sofrem com intolerância religiosa costumam responsabilizar os evangélicos. Mas que evangélicos são esses?
Acho que estamos pagando um pouco de algumas generalizações. O fato de não termos outro conceito que dê conta de quem são os evangélicos, ou seja, os evangélicos são colocados como aqueles que são cristãos não católicos de uma maneira generalizada. E aí esse nome virou algo hegemônico como se ele fosse um grupo coeso. Quer dizer, os evangélicos se posicionam de maneira agressiva contra religiões de matriz africana, então, são todos os evangélicos que estamos falando? Por um lado tem uma relação da comunicação, da mídia e da sociedade que universaliza a perspectiva evangélica através de alguns exemplos de certos líderes que têm muita visibilidade e de uma maneira muito negativa, muito autoritária, preconceituosa e às vezes racista. Isso é até um dos exercícios que o livro quer fazer. Como a gente contrapõe essa narrativa mostrando que há fissuras nesse universo que a gente chama de uma maneira geral de evangélicos? É importante identificar a comunidade, o lugar, a igreja, o líder. Você pode ter uma mesma congregação, uma mesma Igreja Batista que se posiciona de uma maneira reacionária, mas você também tem um universo Batista que é aberto, acolhedor, tolerante e respeitoso. A gente tem exemplos de igrejas que eventualmente nas suas ceias, que é um momento ápice da igreja, costumam chamar representantes de outras matrizes religiosas para participar no sentido de mostrar publicamente que existe um esforço e interesse pela caminhada em conjunto. 
O livro se chama “Jesus e os Direitos Humanos” e os textos relacionam a nossa vida com passagens bíblicas, com as mensagens de Jesus. A gente ouviu durante algum tempo comentários e posicionamentos que não condiziam absolutamente com nenhuma mensagem deixada por Jesus, que não podiam ser encontrados em nenhum pedacinho da Bíblia. Esse conhecimento do livro pode amenizar o coração das pessoas e derrubar esse muro de afirmações como “todos os evangélicos são intolerante com outras religiões”?
É por isso que uma das afirmações que a gente faz é que no fim das contas estamos disputando a Bíblia, apesar de eu não gostar dessa palavra, tem uma disputa. Porque é óbvio que você vai ter textos e alguém vai usar aquele texto de maneira preconceituosa. E alguém pode usar o mesmo texto de maneira acolhedora. E como estamos falando de passagens da Bíblia, é interessante que tem um texto em que o mestre da lei se aproxima de Jesus e pergunta, “o que eu faço para receber a vida eterna?”. E Jesus responde para ele com uma outra pergunta, isto está no evangelho de Lucas, “O que está escrito no livro da lei? Como é que você lê?”. Então, essa pergunta de Jesus, quando ele diz “como é que você lê ou como é que você interpreta”, ele está dando margem para a gente pensar que nenhum leitura é imparcial, toda leitura é marcada por uma parcialidade. O que é a parcialidade? É a história, o seu aprendizado, é a tradição, é a sua formação, é como aquela liturgia foi apresentada a você. Tudo isso influencia na sua perspectiva e forma de ver. A gente deve se perguntar, na maneira como alguns textos são ditos: como este alguém está lendo? Como ele interpreta? O que orienta essa leitura? Estamos tentando fazer uma disputa na leitura que é marcada pela vivência de Jesus, ela dificilmente será uma leitura marcada pela violência, pela agressão e pelo preconceito. 
*A entrevista foi concedida a apresentadora Denise Viola durante o Programa Brasil de Fato Rio de Janeiro no dia 15 de fevereiro de 2019.
Ouça o programa na integra, clique aqui.
Edição: Jaqueline Deister
COMPARTILHE
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter
COMPARTILHE
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

RELACIONADAS

  • “Quem considera a tortura razoável fere a história de Jesus", diz pastor

  • “É preciso defender um projeto de paz”, diz pastora evangélica em visita a Lula

  • Pastor é expulso da igreja Renascer por não apoiar Bolsonaro

Publicidade | Maricá Refis
imagem brasil de fato
  • Quem Somos
  • Parceiros
  • Publicidade
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Arquivo
Social:

ResponderResponder a todosEncaminhar
Postado por JULIO VICTOR MELO BEZERRA CONTI às 12:18
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: igreja batista cbb, ronilso pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Páginas

  • Início
  • dialogo inter-religioso ecumênico

dialogo interreligioso ecuménico

paz entre credos

Pesquisar este blog

Powered By Blogger

Páginas

  • Início

Postagens populares

  • XINTOISMO NO JAPÃO 1
    No Japão, há um santuário exclusivo para hemorroidas. Postado por: MegaCurioso.com.br em Curiosidade...
  • hinduismo:os avatares de krishna I PARTE
    Os Avataras do Senhor Krishna Sri Nandanandana O Ser Supremo faz Seu advento em várias formas e encarnações. Na verdade, “encarnaçã...
  • retomados os contatos entre o vaticano e a universidade sunita al-azhar no cairo
    Retomados os contactos entre a Santa Sé e a Universidade al-Azhar no Cairo O secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo I...
  • LOS DIEZ MANDAMIENTOS 1
    Los Diez Mandamientos La experiencia de la sinestesia; cuando los judíos realmente vieron sonidos en el Monte...
  • MUSULMANOS E JUDEUS UNIDOS NA EUROPA CONTRA A XENOFOBIA
    Sucesso eleitoral de extrema direita preocupa judeus europeus Por SAM SOKOL , REUTERS 2014/05/27 05:58 inShare Selecione o idioma ▼ Os muçul...
  • muslims and jews in europe
    Muslims, Jews join against xenophobia; head of European rabbinical conference says election results, attacks in Brussels,...
  • Os Significados da Menorah, do Tabernáculo e do Templo de Salomão
    Os Significados da Estrela de Davi A Estrela de Davi ou Selo de Salomão é um símbolo com muitos significados, eu expliquei alguns ...
  • Representantes de entidade de desenvolvimento social dos Emirados Árabes Unidos estarão em São Paulo para visitar ações comunitárias por ela financiadas
    Eventos e Acontecimentos   Representantes de entidade de desenvolvimento social dos Emirados Árabes Unidos estarão em São Paulo par...
  • RELIGIOUS INTOLERANCE IN IRAN AGAINST Bahá'í Faith IN SHIRAZ
    Shiraz cemetery destruction resumes http://news.bahai.org/story/ 1013 GENEVA, 6 August 2014, (BWNS) — Iran's Revolutionary Guard has res...
  • O que é parapsicologia, paranormal, parapsicólogo?
    O termo parapsicologia, não poucas vezes, ainda soa estranho a muita gente, criando-se uma verdadeira confusão e mesmo desconfiança, pel...

Total de visualizações de página

Translate

Arquivo do blog

  • ►  2020 (5)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (3)
    • ►  janeiro (1)
  • ▼  2019 (51)
    • ►  novembro (1)
    • ►  agosto (3)
    • ►  julho (6)
    • ►  junho (10)
    • ►  maio (3)
    • ►  março (9)
    • ▼  fevereiro (17)
      • BRASIL-ISRAEL-HISPANO AMERICA: Notícias de Israel...
      • Comunidade judaica participa de Grupo de Diálogo I...
      • O Sagrado - Com Nilton Bonder
      • Profanan 80 tumbas en un cementerio judío en Francia
      • La Shoá jamás debió entrar a la política
      • Polonia: Vandalizan cementerios judíos en medio de...
      • En respuesta a globos incendiarios: la Fuerza Aére...
      • "A vivência de Jesus não pode ser uma leitura marc...
      • Ultiman los preparativos para lanzar el primer mód...
      • BATISTAS MUNDIAL: OS MAIS BELOS HINOS DO CANTOR CR...
      • Os céus proclamam a glória de Deus, e o FIRMAMENTO...
      • BRASIL-ISRAEL-HISPANO AMERICA: Tel Arad, Arad, Anc...
      • BRASIL-ISRAEL-HISPANO AMERICA: Tel Arad, Arad, Anc...
      • BRASIL-ISRAEL-HISPANO AMERICA: Notícias de Israel...
      • BRASIL-ISRAEL-HISPANO AMERICA: Antiga sinagoga de ...
      • Pastor do Myanmar é morto após ser sequestrado
      • Contra o terrorismo e intolerância numa declaração...
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2018 (18)
    • ►  dezembro (11)
    • ►  novembro (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2017 (32)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (4)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (4)
    • ►  junho (7)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (2)
  • ►  2016 (47)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (2)
    • ►  outubro (27)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (1)
    • ►  março (4)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  2015 (31)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (1)
    • ►  março (5)
    • ►  fevereiro (2)
    • ►  janeiro (12)
  • ►  2014 (171)
    • ►  dezembro (20)
    • ►  novembro (6)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (22)
    • ►  agosto (44)
    • ►  julho (39)
    • ►  junho (12)
    • ►  maio (21)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (2)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2013 (12)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (4)
    • ►  setembro (2)

Colaboradores

  • ADRIANO WELLINGTON BURGAUER
  • ALEJANDRO CARNEVALE
  • ALEX MARIO VALLE LYNCH
  • ALLAN KARDEC
  • AMÉRICO HILDO TORNESSE
  • ARIEL MESSIAS GUZMANN
  • Carlos Eduardo Higa
  • DANILO ELISEU BAUER (GAÚCHO ALEMÃO BRASILEIRO)
  • DANILO ELISEU BAUER JUNIOR(GAÚCHO DO BRASIL)
  • DENIS ÁLVARO FEITOSA PERAZZO
  • ELIAS EDUARDO KARAM
  • GEDEÓN JUAREZ COHEN(HEBREU BRASILEIRO DO PARÁ)
  • JULIO VICTOR MELO BEZERRA CONTI
  • LAURO MARCELO SOTERO TENÓRIO
  • MARCOS ALEXANDRE BORGES DE MEDEIROS-BENEDETTO(O GAUCHO BRASILEIRO DA FRONTEIRA)
  • MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
  • MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
  • MAURO CAMILO BRITO GARGANTINI (GAÚCHO DO PAMPA BRASIL)
  • RENATO HANS SCHWEIGMANN
  • ROBERTO FAUSTINO DANTAS FARIAS(O POTIGUAR)
  • ROBERTO MARIO BAGGIO
  • ROSA DO CARMO HILDALGO SZILAGY MORELLI(ROSA SZILAGY)
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • VALERIO EDUARDO TORRES ARAGÃO
  • VALERIO ROBERTO TORRES ARAGÓN
  • igrejapaxetbonum
Tema Simples. Tecnologia do Blogger.